Está com alguma dúvida?
Fale comigo no Whatsapp!

 

Cada vez mais os empregos temporários são uma das formas mais eficazes de entrar no mercado de trabalho. E para comprovar essa tendência, uma pesquisa recente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem) revelou que o número de contratações de trabalhadores temporários deverá aumentar 10,7% em comparação com o resultado de 2018. A elevação refere-se aos períodos de contratação sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, férias de julho e festas de final de ano.

O crescimento de oportunidades como essas é visível, mas fica a seguinte questão: como aproveitar a chance e transformá-la em um emprego fixo? Antes de tudo, é fundamental cumprir sua função e as metas estabelecidas no momento em que foi contratado de forma temporária. Nesse sentido, o comportamento no ambiente de trabalho é um dos fatores mais avaliados pelos líderes de empresas. Ser pontual, por exemplo, é uma característica considerada positiva pelos contratadores na hora da efetivação.

Além disso, o profissional que deseja assumir um cargo definitivo na empresa precisa se destacar. Assim, são benéficos elementos diferenciais, como capacidade de trabalhar em equipe e vontade de buscar soluções práticas para os problemas corporativos. Atualmente, as empresas buscam funcionários criativos e inovadores, que não tenham medo de pensar em medidas concretas para o bom desempenho das atividades no ambiente de trabalho. 

Outras características são consideradas também positivas na hora da seleção, como ética, boa comunicação e capacidade analítica. Entre essas, a capacidade de analisar as dificuldades e os desafios da empresa está também presente em um profissional realmente criativo. Um funcionário com essas habilidades está a todo o momento pensando em ideias concretas e possíveis de acordo com o funcionamento da organização, o que é bem avaliado pelo contratante. 

Mesmo assim, tome cuidado: a discrição é, em muitos casos, considerada uma qualidade nos ambientes profissionais. Por isso, não queira aparecer mais que os outros. Apenas faça seu trabalho e mostre vontade de alcançar bons resultados. É comum que chefes de empresas avaliem a atitude de seus funcionários. Boa parte deles analisa também o relacionamento interpessoal de sua equipe e como cada pessoa se comporta no dia a dia.

 Além da boa relação com os colegas de trabalho, a comunicação eficaz com o público é mais um aspecto levado em contato pelos líderes das organizações. Se você trabalha em vendas, por exemplo, essa característica é ainda mais analisada. Vale ressaltar que as empresas dependem dos clientes. Por isso, destacam-se aqueles funcionários que atendem bem os consumidores. São esses profissionais que, em muitos casos, recebem elogios por parte do público, o que certamente torna mais positiva sua imagem dentro da empresa. 

O bom desempenho no ambiente de trabalho, que garantirá a efetivação, depende ainda de força de vontade e motivação. Pesquisas já revelaram que funcionários alegres e motivados desempenham melhor suas tarefas. Hoje em dia, contratadores avaliam também a capacidade de seus profissionais em lidar com as emoções. Pessoas com dificuldades nesse quesito tendem a lidar mal com o estresse e com as frustrações, característica considerada negativa pela maioria dos chefes de empresas.

São muitos os desafios a serem enfrentados pelos profissionais que buscam efetivação. Competência, alta inteligência emocional, capacidade de enfrentar desafios e habilidade no trabalho em conjunto são as características mais levadas em conta por grande parte das empresas. Na maior parte dos casos, a contratação definitiva depende mais do funcionário que do contratador. Portanto, desenvolva suas habilidades, mostre confiança e se destaque! O sucesso profissional está em suas mãos, basta aproveitá-lo!

 

Descubra as soluções para a sua empresa

© 2019. Gilberto Wiesel. Todos os direitos reservados.