Está com alguma dúvida?
Fale comigo no Whatsapp!

Estamos vivendo um momento de grandes transformações, grandes mudanças. Elas estão na economia local e mundial, na política, nas relações interpessoais, nas relações de trabalho, enfim em praticamente todos os setores.

Estamos passando por profundas modificações.No meio de todo este barulho estamos nós, seres humanos com suas expectativas e projetos de vida. Estamos também, como as demais situações, tendo que passar por mudanças por adequações.A diferença está no fato de que como seres humanos somos os únicos que podemos passar e sentir desilusões neste processo, pois, somente nós somos dotados de sentimentos e emoções. Quer queiramos ou não, sempre existirão momentos de desilusões na nossa vida pessoal ou profissional, principalmente nestas situações de grandes modificações.

Pode ser que sejam acontecimentos grandes, como uma demissão ou até fechamento da empresa que trabalhamos. Pode ser também que sejam acontecimentos menores, mas que de qualquer forma nos atingirão, aquelas coisas do dia a dia, como um olhar atravessado, um bom dia que não foi retribuído, um desprezo pela sua opinião, um projeto que não foi aprovado, um aumento que foi negado, etc. De repente podemos ver nossos sonhos, nossas perspectivas desabarem. Nossos sonhos, como carreira e sucesso, indo ladeira abaixo. O fato é que impreterivelmente passaremos por isso. O que devemos aprender é como vamos lidar com estas situações.

Está em nossas mãos decidirmos como encararemos o que está acontecendo e conforme a minha decisão, terei mais ou menos chances de me recuperar. Todos nós desejamos ser bem sucedidos tanto na nossa vida pessoal como profissional, queremos ser reconhecidos, ser prestigiados enfim sentir que estamos crescendo que estamos sendo melhores.

Para que possamos buscar motivação e enfrentarmos esta situação e não desanimar diante destes acontecimentos é primordial que aprendamos a conviver com estas desilusões e usar os aprendizados que elas nos dão para podermos sair por cima.

Segundo alguns psicólogos, psiquiatras e consultores devemos seguir alguns passos para não desanimarmos e buscarmos forças dentro do evento para nos superarmos e nos motivarmos. São eles:
Jamais se considere uma pessoa derrotada. Avalie o que aconteceu e aprenda com o fracasso;
Faça a diferença no seu trabalho, dê algo a mais do que esperam de você, dê aquele plus que só você sabe qual, faça mais;
Mantenha os pés no chão. Avalie bem a situação da empresa e a sua e não alimente expectativas que não possam se cumprir;
Estabeleça metas e objetivos que possam ser cumpridos;
Alimente sua auto-estima, não fique tão dependente da opinião dos outros e dos acontecimentos. Confie mais em você e nas suas capacidades independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Acredite.
Cultive as outras coisas que são importantes para você, seus amigos, filhos, família. Seja bom para com os outros, faça o bem, doe-se sem pensar em benefícios, conviva mais com aqueles que lhe prestigiam, que gostam de você. Escolha as pessoas ao seu redor, conviva mais com pessoas positivas que lhe fazem bem.
Caso seja necessário, recue com humildade, e logo após, avance com convicção.
Fique atento aos movimentos do mundo e reconheça o seu papel e o seu espaço. Decida pela sua passagem, será leve e otimista ou será pesada e sufocante? O que você decidir o universo proporcionará.

Lembre-se sempre que a motivação para enfrentarmos os acontecimentos externos vem das decisões internas de como vamos nos posicionar. Busque os recursos que precisa para enfrentar esta situação dentro de você, pois é lá que estão todos os aprendizados e experiências para enfrentarmos qualquer contratempo.

Viva o contratempo com ele nos aperfeiçoamos

Descubra as soluções para a sua empresa

© 2024. Gilberto Wiesel. Todos os direitos reservados.